Make your own free website on Tripod.com

Coordenadas Geográficas

São um conjunto de linhas imaginárias que traçados sobre a esfera terrestre, nos dão medidas de latitude e longitude de um ponto qualquer da superfície terrestre. Elas podem ser meridianos ou paralelos

Meridianos



São semicírculos de 180° traçados na direção Norte-Sul, dividem a Terra em dois hemisférios, leste e oeste e têm sua máxima separação no Equador, convergindo para os pólos. Todos os meridianos são círculos máximos, pois cortam a esfera no seu centro. O principal meridiano é o de Greenwich, localizado em Londres. Com eles, podemos ter noções de longitude.

Longitude

É a distância, em graus de qualquer ponto da Terra em relação ao meridiano de Greenwich. Varia de 0° a 180° e pode ir a leste ou oeste.

Paralelos



São linhas circulares que dão a volta na Terra. Os paralelos são traçados na direção Leste-Oeste e somam 360° cada e o principal é o Equador, que passa pelo centro da Terra. Com eles, temos noções de latitude.

Latitude

É a distância, em rgaus, de qualquer ponto da Terra em relação à linha do Equador. Varia de 0° a 360° e pode ir ao norte ou ao sul.

Rosa dos Ventos



Nela, podemos encontrar todos os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste), os colaterais (nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste) e, em algumas, também os sub-colaterais (norte-nordeste, este-nordeste, este-sudeste, sul-sudeste, sul-sudoeste, oeste-sudoeste, oeste-noroeste, norte-noroeste).